Alqueva, uma nova
terra de oportunidades

Sistema Global de Rega

Localizado no Alentejo, no sul de Portugal, o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva é prioritariamente um projeto agrícola.
Centrado na barragem de Alqueva, a maior reserva estratégica de água
da Europa, com uma área de influência aproximada de 10 000 km2, divididos pelos distritos de Beja, Évora, Portalegre e Setúbal, abrangendo um total de 20 concelhos, o Sistema Global de Rega de Alqueva interliga barragens
e garante disponibilidade de água, mesmo em períodos de seca extrema.
O Sistema Global de rega de Alqueva é constituído por um conjunto de 69 barragens, reservatórios e açudes, 382 km de rede primária que permite fazer a ligação entre as barragens do Sistema, 1 620 km de extensão de condutas na rede secundária para levar a água às parcelas dos agricultores, 47 estações elevatórias, 6 centrais mini hídricas e uma central fotovoltaica.
São 120 000 hectares de regadio implementados numa região onde os solos têm elevada aptidão para esta prática agrícola, o número de horas de sol
é superior à média europeia e o clima é ameno. Uma conjugação de variáveis que dão à região singulares vantagens competitivas.
Alqueva é o novo paradigma da agricultura moderna em Portugal.
As condições são únicas e reconhecidamente competitivas.
O espaço, a dimensão do projeto, a garantia de água, o clima e uma gestão próxima dos agricultores são os fatores que diferenciam Alqueva de outros projetos, mesmo a nível Europeu.

Notícias Recentes

Preço da água baixa em Alqueva

O novo tarifário em vigor representa uma descida que chega a atingir os 33%, nomeadamente na adução a perímetros de rega confinantes, onde a água de Alqueva é fundamental em anos de seca para garantir as atividades agrícolas.

Anuário Agrícola de Alqueva 2016 já está diponível

Nas cerca de 170 páginas, está sistematizada a informação das várias culturas, a sua rentabilidade económica, bem como a análise às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

Centro de Frutologia Compal Abertas candidaturas da Academia 2017

Em colaboração com a EDIA, o Centro de Frutologia Compal realiza uma sessão de divulgação da Academia 2017, no dia 20 de fevereiro, pelas 15 horas, no auditório da EDIA.

Alqueva presente na Fruit Logistica

Alqueva está presente na Fruit Logística, a maior feira profissional de frutas e legumes frescos a nível mundial, a realizar em Berlim, capital da Alemanha, de 8 a 10 de fevereiro.

Alqueva | Um projeto EDIA 2017 | Todos os direitos reservados.