Alqueva, uma nova
terra de oportunidades

Ocupação Cultural

A ocupação cultural nos perímetros de rega de Alqueva tem vindo
a diversificar-se, sendo o olival a cultura predominante com uma representatividade superior a 50% - os novos olivais instalados
em Alqueva vieram permitir a autossuficiência de Portugal na fileira do azeite,
após décadas de deficit. O amendoal é a segunda cultura com maior expressão ao nível da aposta dos agricultores.
A produção de milho, tomate, cebola, alho, melão e melancia, fruteiras (fruta de caroço, citrinos, uva de mesa, nozes, entre outras), têm igualmente expressão nos regadios de Alqueva, a par do tradicional cultivo de vinha, cereais e forrageiras.

Notícias Recentes

Arrendamento Herdade dos Pardieiros

Aceitam-se propostas, até às 18h00 do dia 02 de junho de 2019, para o arrendamento a 25 anos da herdade dos Pardieiros, localizada junto à Barragem de Alqueva.

Projeto URSA - Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva

No dia 2 de maio de 2019, pelas 14h, irá decorrer o evento de apresentação do projeto URSA. Este terá lugar na Herdade da Abóbada, em Serpa e tem como objetivo proceder à divulgação do projeto e efetuar uma visita técnica à unidade URSA.

Prémios Mais Alqueva, Mais Valor

EDIA entregou prémios "Mais Alqueva, Mais Valor" e distinguiu boas práticas ambientais. A iniciativa integrada no projeto A.L.A. - Agendas Locais da Água no Alentejo, entregou os prémios "Mais Alqueva, Mais Valor".

Workshop "Agricultura Sustentável - Plástico" | 15 novembro | Évora

No âmbito do projeto PlaCarvões, liderado pela EDIA, em consórcio com a GESAMB, CIMAC e Universidade de Évora, aprovado pelo Fundo Ambiental, realiza-se o Workshop “Agricultura Sustentável – Plástico”, em Évora, no próximo dia 15 de novembro.

Alqueva | Um projeto EDIA 2019 | Todos os direitos reservados.