Alqueva, uma nova
terra de oportunidades

Campanha de Rega

Na campanha de rega de 2016 entraram em exploração os 120 000 hectares de regadio que compõem o Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva. O incremento da área regada ao longo dos últimos anos, permitiu a progressiva alteração do modelo da agricultura alentejana, tradicionalmente assente no sequeiro e que agora com a garantia de água de Alqueva, gera novas oportunidades nas culturas de regadio e abre portas às agroindústrias. Equipados com modernas técnicas de telegestão, os perímetros de rega de
Alqueva oferecem ao agricultor, não só a garantia de água mas, também a possibilidade de obter informação em tempo real e adaptar a cada momento os períodos de rega de acordo com as suas necessidades. Em relação às culturas existentes em Alqueva, a EDIA elabora anualmente o Anuário Agrícola, com o objetivo de permitir o acesso dos agricultores a informação técnico-económica, podendo a ultima edição ser consultada aqui

Notícias Recentes

Anuário Agrícola de Alqueva 2016 já está diponível

Nas cerca de 170 páginas, está sistematizada a informação das várias culturas, a sua rentabilidade económica, bem como a análise às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

Centro de Frutologia Compal Abertas candidaturas da Academia 2017

Em colaboração com a EDIA, o Centro de Frutologia Compal realiza uma sessão de divulgação da Academia 2017, no dia 20 de fevereiro, pelas 15 horas, no auditório da EDIA.

Alqueva presente na Fruit Logistica

Alqueva está presente na Fruit Logística, a maior feira profissional de frutas e legumes frescos a nível mundial, a realizar em Berlim, capital da Alemanha, de 8 a 10 de fevereiro.

Fotovoltaico flutuante no regadio de Alqueva

A EDIA instalou o primeiro conjunto de painéis fotovoltaicos flutuantes num dos seus reservatórios da rede secundária de rega. Trata-se de um sistema off-grid, desligado da rede elétrica, com uma potência instalada de 11 kW.

Alqueva | Um projeto EDIA 2017 | Todos os direitos reservados.