Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
14 novembro 2018

Workshop "Agricultura Sustentável - Plástico" | 15 novembro | Évora

No âmbito do projeto PlaCarvões, liderado pela EDIA e em consórcio com a GESAMB, Gestão Ambiental de Resíduos; CIMAC, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Universidade de Évora, aprovado pelo Fundo Ambiental, irá ter lugar um Workshop com o tema: “Agricultura Sustentável – Plástico”, em Évora, no próximo dia 15 de novembro. 

Este projeto tem como principal objetivo impulsionar um comportamento alinhado com os princípios da economia circular, encorajando as boas práticas ao mesmo tempo que desenvolve uma possível solução para o problema dos plásticos na agricultura.

O Workshop é dirigido aos agricultores da área de intervenção do projeto.

A antecipar a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, o workshop será realizado nas instalações da CIMAC (Rua 24 julho, n. º1, Évora), no dia 15 de novembro, entre as 14h e as 17h.

No final haverá lugar à inauguração de uma exposição cuja temática será o plástico, dando corpo às ações de sensibilização previstas no projeto.

A exposição pretende sensibilizar as comunidades locais, escolas, governo, instituições públicas e privadas para uma mudança de mentalidade que coloque o ambiente no centro das nossas preocupações, incentivando o aumento da separação, reutilização, reciclagem e redução dos resíduos de plástico.

As fotografias que integram esta exposição ilustram o atual ciclo de utilização e deposição de plástico, procurando transmitir a dimensão do problema e a necessidade de todos ajustarmos comportamentos, tornando-nos consumidores exigentes, agricultores ecologicamente responsáveis, educadores informados e decisores atentos e persistentes.

O projeto PlaCarvões propõe uma solução de aplicação dos princípios da Economia Circular na cadeia de valor dos plásticos, com a valorização de resíduos de plásticos (plástico agrícola, plásticos descartáveis e fração não valorizada dos Resíduos Urbanos) através da produção de carvões ativados. Pretende igualmente promover uma economia eficiente e produtiva no uso de recursos, água e solo, de base regional e local, diminuindo a pressão sobre estes recursos através da redução da contaminação com plásticos.

Notícias Recentes

Alqueva recebe missão empresarial de 22 a 24 de maio

Durante três dias, Alqueva vai ser palco para uma visita de cerca de 30 empresários de 6 países, numa iniciativa que junta a EDIA e o Núcleo Empresarial da Região de Beja.

Projeto URSA - Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva

No dia 2 de maio de 2019, pelas 14h, irá decorrer o evento de apresentação do projeto URSA. Este terá lugar na Herdade da Abóbada, em Serpa e tem como objetivo proceder à divulgação do projeto e efetuar uma visita técnica à unidade URSA.

Prémios Mais Alqueva, Mais Valor

EDIA entregou prémios "Mais Alqueva, Mais Valor" e distinguiu boas práticas ambientais. A iniciativa integrada no projeto A.L.A. - Agendas Locais da Água no Alentejo, entregou os prémios "Mais Alqueva, Mais Valor".

Workshop "Agricultura Sustentável - Plástico" | 15 novembro | Évora

No âmbito do projeto PlaCarvões, liderado pela EDIA, em consórcio com a GESAMB, CIMAC e Universidade de Évora, aprovado pelo Fundo Ambiental, realiza-se o Workshop “Agricultura Sustentável – Plástico”, em Évora, no próximo dia 15 de novembro.

Alqueva | Um projeto EDIA 2019 | Todos os direitos reservados.