Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
06 abril 2018

Gerir a Carência de Água: Uma Oportunidade? Seminário Internacional

O nexus água, solo, segurança alimentar e energia vem assumindo cada vez mais um enorme protagonismo nos desafios da sustentabilidade da vida humana, sendo que o recurso água está na primeira linha de todas as preocupações.

Assiste-se cada vez mais à clara consciencialização do surgimento de novos cenários de alterações climáticas, que se vêm fazendo notar de forma mais significativo e com efeitos imprevisíveis a médio/longo prazo. No Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva que utiliza como origem de água a grande albufeira criada por Alqueva no Rio Guadiana, todas as valências estão bem presentes, assim como o compromisso do uso sustentável dos recursos. É pois este o contexto em que a EDIA, como Gestora do maior Empreendimento de Fins Múltiplos em Portugal, promove este seminário, tendo por objetivos temáticos fundamentais:


i) Refletir sobre os recursos hídricos, a sua afetação sustentável aos diversos usos e a gestão da escassez, tendo presente que o maior utilizador do recurso água é a agricultura.

ii) Discutir metodologias de planeamento macro, previsão, prevenção, minimização e adaptação a situações de escassez, face a um quadro evolutivo de maior pressão sobre os recursos, de alguma diminuição e de maior irregularidade de escoamento e de maior incidência de eventos climáticos extremos.

iii) Como se poderá garantir que os projetos de regadio já instalados, assim como os que se vão instalar, adotam as espécies, variedades, as tecnologias e as práticas que garantem a máxima eficiência no uso da água? Pode uma política nacional para o regadio contribuir neste sentido? Podemos aprender com exemplos de outras geografias?

Estas são algumas das temáticas e das questões a que tentaremos responder no Seminário Internacional «Gerir a Carência de Água: Uma Oportunidade?» na manhã do próximo dia 17 de abril de 2018 no Auditório da EDIA em Beja.

Teremos oradores nacionais e internacionais de reconhecido mérito e experiência que realizarão um conjunto de apresentações estruturantes sobre o tema. Na segunda parte do Seminário, terá lugar a discussão, de forma ampla e aberta, entre os oradores.

Iremos dispor de tradução simultânea, aumentando assim a participação e envolvimento de todos os interessados.

Consulte o programa AQUI

A inscrição, embora gratuíta, é obrigatória.

Inscreva-se AQUI

Notícias Recentes

“PATRIMÓNIO E AMBIENTE” | Ação de Sensibilização | 15 de junho | Beja

A EDIA em parceria com a direções regionais de Cultura e de Agricultura do Alentejo e a CIMBAL promovem uma ação de sensibilização sobre boas práticas ambientais e patrimoniais no âmbito da salvaguarda desses valores em projetos agrícolas.

Criar Valor na Mudança | 21 de junho | Olival & Azeite | Ferreira do Alentejo

No próximo dia 21 de junho, na Herdade do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, irá realizar-se o Seminário "S+E=V do Olival & Azeite", integrado no ciclo de conferências "Criar valor na mudança 2018" organizado pela EDIA, CONSULAI e TREVO.

Bloco de rega Cabeça Gorda - Trindade: 4 500 ha vão entrar em consulta pública

Trata-se de uma nova área de Rega de Alqueva, inserida no plano de expansão do projeto inicial, e que irá beneficiar 650 prédios rústicos nas freguesias de Cabeça Gorda, Salvada, Santa Clara do Louredo e Trindade, num total de cerca de 4500 hectares.

CRIAR VALOR NA MUDANÇA, Seminário "Sustentabilidade+ Eficiência =Valor da vinha e do vinho"

No próximo dia 24 de maio de 2018, às 14h30, na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, irá realizar-se o Seminário "S+E=V da vinha e do vinho",numa organização da EDIA, CONSULAI e O TREVO.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.