Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
21 novembro 2017

Desenvolvimento agrícola da pequena propriedade | Cuba | 23 novembro

A EDIA, em parceria com a Câmara Municipal de Cuba e a Associação de Jovens Agricultores de Portugal, vai realizar uma sessão de informação em Cuba sob o tema “Desenvolvimento agrícola da pequena propriedade”.

Este encontro, aberto a todos os interessados, terá lugar no auditório da Câmara Municipal de Cuba, pelas 15 horas do próximo dia 23 de novembro e nele serão debatidos temas associados às diversas soluções de dinamização agrícola na pequena propriedade, apoios e o papel da EDIA na ajuda ao agricultor.

Participam nesta sessão, para além dos promotores, responsáveis pelo projeto Adelaide.farm.

A Adelaide é uma multiplataforma online, que permite a pequenos produtores ligarem-se diretamente a consumidores urbanos, dando-lhes a possibilidade de obter e gerir uma Horta Virtual, adquirir Cabazes de sabores locais ou regionais, produtos a granel ou a grosso e usufruir de espaços rurais (visitando os produtores e as suas quintas).

Cuba está no centro de uma das primeiras infraestruturas de rega do projeto de Alqueva, os blocos de rega de Alvito Pisão, onde existe uma área significativa de pequena propriedade, pretendendo-se com esta iniciativa, procurar caminhos e soluções para a rentabilização agrícola destes espaços.

Notícias Recentes

Criar Valor na Mudança | 25 de outubro | Colóquio Final Auditório da EDIA | Beja

No próximo dia 25 de outubro, realiza-se o Colóquio final do ciclo de conferências organizado pela EDIA, a CONSULAI e O TREVO, com o patrocinado do Banco Santander Totta e Agrogarante, intitulado "Criar valor na mudança 2018".

Criar Valor na Mudança | 09 de outubro | Arvenses Herdade dos Conqueiros Alvalade do Sado

No próximo dia 09 de outubro, realiza-se o Seminário "S+E=V: O caso das culturas arvenses", o terceiro de um ciclo de conferências organizado pela EDIA, CONSULAI e O TREVO com o patrocinado do Banco Santander Totta e Agrogarante.

EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para toda a área de Alqueva

A EDIA disponibiliza ortofotomapas de 2017 da área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado, fazendo a atualização da aplicação Dados Geográficos de Alqueva.

Alqueva: projeto piloto ajuda agricultores no combate a pragas

Através da fixação de colónias de Morcegos nas herdades na área servida pelo Projeto de Alqueva, pretende diminuir-se, ou mesmo anular os tratamentos específicos que são ministrados às culturas, tornando-as mais sustentáveis ambientalmente.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.