Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
10 maio 2017

Cooperação e Escala na Fruticultura Portuguesa em Beja | 16 de maio

“Cooperação e Escala na fruticultura portuguesa: caminho para a sustentabilidade da Fileira” é o tema para um encontro a ter lugar no próximo dia 16 de maio e que conta com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Este dia de formação, organizado pelo Centro de Frutologia Compal, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva (EDIA), vai dividir-se em dois momentos distintos, com visitas durante a manhã a explorações-modelo (Herdade da Galeana e Herdade dos Ferros), e um painel de discussão centrado em casos de sucesso de produção frutícola em cooperação e em escala, a ter lugar no auditório da EDIA, em Beja, a partir das 15 horas.

O encontro realiza-se no âmbito da 5ª edição do Programa de Formação da Academia do Centro de Frutologia Compal, a decorrer até julho, e conta com a participação de 12 formandos.

Desde a sua criação, a Academia já criou uma rede de networking entre 48 empreendedores frutícolas, que potencia novas colaborações e parcerias, estreitando o contacto entre participantes e importantes players do setor agrícola nacional.

A região de Alqueva, servida nesta data com 120 mil hectares de área regada, prepara-se para ampliar o seu território infraestruturado até cerca de 170 mil hectares, potenciando assim as culturas de regadio, entre elas a fruticultura.

Notícias Recentes

EDIA coordena retirada de peixes em albufeiras do Alentejo

A remoção de peixes para evitar a degradação da qualidade da água, foi uma das medidas aprovadas pela Comissão de Gestão de Albufeiras e da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.

EDIA implementa medidas de combate à seca climatérica

Os agricultores que desejem obter acesso à água para fins de abeberamento de gado ou para rega de emergência podem dirigir-se à sede da EDIA, em Beja, ou às delegações dos diferentes perímetros de rega para procederem à sua inscrição.

Alqueva garante reforço de água aos perímetros confinantes, mas há regras

A EDIA garante o reforço do fornecimento de água a TODOS os perímetros de rega confinantes com Alqueva, desde que o respetivo pedido seja efetuado com a antecedência mínima de acordo com o caudal que em cada caso o sistema pode garantir.

Alqueva, novo bloco de rega em Vila Nova de São Bento

Cerca de 2 800 hectares para novo regadio de Alqueva, em Vila Nova de São Bento, concelho de Serpa, vão entrar em consulta pública. Trata-se de uma nova área de Rega de Alqueva, inserida no plano de expansão, que irá beneficiar 423 prédios rústicos.

Alqueva | Um projeto EDIA 2017 | Todos os direitos reservados.