Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
02 fevereiro 2018

Combate às espécies invasoras, EDIA é case study para alunos de mestrado de seis países

A EDIA -  Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva, S.A. associou-se ao IPB – Instituto Politécnico de Beja, na segunda edição do International Fieldwork, do curso Aquatic Ecosystem Analysis, que envolve 20 alunos de Engenharia do Ambiente provenientes do IPB e de Universidades da Holanda, Lituânia, Polónia, Croácia e Brasil, a decorrer em Beja até ao próximo dia 09 de março.

Esta iniciativa, que tem como case study o projeto de Alqueva, é dirigida à problemática do combate às espécies invasoras no rio Guadiana e na albufeira de Alqueva, contando com o apoio da EDIA para a demonstração das metodologias aplicadas pela Empresa nessas matérias, bem como à partilha de conhecimentos e experiências desenvolvidas.

Nesse contexto, haverá uma demonstração de desinfeção de barcos com uma das estações de limpeza da EDIA utilizadas no combate à introdução do Mexilhão Zebra nas águas de Alqueva, na próxima 2ª feira, dia 5 de fevereiro, junto à Marina de Alqueva.

No dia seguinte, terça feira, o grupo desloca-se a Mérida, Espanha, para tomar contacto com a problemática associada ao Jacinto de Água.

Notícias Recentes

EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para toda a área de Alqueva

A EDIA disponibiliza ortofotomapas de 2017 da área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado, fazendo a atualização da aplicação Dados Geográficos de Alqueva.

Alqueva: projeto piloto ajuda agricultores no combate a pragas

Através da fixação de colónias de Morcegos nas herdades na área servida pelo Projeto de Alqueva, pretende diminuir-se, ou mesmo anular os tratamentos específicos que são ministrados às culturas, tornando-as mais sustentáveis ambientalmente.

Alqueva: Portal do Regante tem novas funcionalidades

Nova versão do Portal do Regante, resultado da parceria entre a EDIA e o COTR, disponibiliza novas e decisivas funcionalidades para a competitividade das explorações agrícolas da área de influência de Alqueva.

“PATRIMÓNIO E AMBIENTE” | Ação de Sensibilização | 15 de junho | Beja

A EDIA em parceria com a direções regionais de Cultura e de Agricultura do Alentejo e a CIMBAL promovem uma ação de sensibilização sobre boas práticas ambientais e patrimoniais no âmbito da salvaguarda desses valores em projetos agrícolas.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.