Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
30 janeiro 2018

Anuário Agrícola de Alqueva 2017 já está disponível

O Anuário Agrícola de Alqueva tem como objetivo fornecer um quadro, tão claro quanto possível, dos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, por forma a auxiliar os agricultores da zona e investidores a desenvolverem atividades agrícolas sustentáveis.

O documento sistematiza informação das várias culturas e variedades com potencial agrícola em Alqueva, a sua rentabilidade económica, bem como, análises às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

A elaboração deste documento, da responsabilidade da EDIA, resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor. Foram também consultados dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da agricultura, florestas e desenvolvimento rural (MAFDR).

Tendo em conta o tipo de variáveis em causa, este documento é objeto de atualizações periódicas, com base anual, por forma a incorporar as alterações que se vierem a verificar.

Pode consultar o Anuário Agrícola de Alqueva AQUI 

Notícias Recentes

“PATRIMÓNIO E AMBIENTE” | Ação de Sensibilização | 15 de junho | Beja

A EDIA em parceria com a direções regionais de Cultura e de Agricultura do Alentejo e a CIMBAL promovem uma ação de sensibilização sobre boas práticas ambientais e patrimoniais no âmbito da salvaguarda desses valores em projetos agrícolas.

Criar Valor na Mudança | 21 de junho | Olival & Azeite | Ferreira do Alentejo

No próximo dia 21 de junho, na Herdade do Marmelo, em Ferreira do Alentejo, irá realizar-se o Seminário "S+E=V do Olival & Azeite", integrado no ciclo de conferências "Criar valor na mudança 2018" organizado pela EDIA, CONSULAI e TREVO.

Bloco de rega Cabeça Gorda - Trindade: 4 500 ha vão entrar em consulta pública

Trata-se de uma nova área de Rega de Alqueva, inserida no plano de expansão do projeto inicial, e que irá beneficiar 650 prédios rústicos nas freguesias de Cabeça Gorda, Salvada, Santa Clara do Louredo e Trindade, num total de cerca de 4500 hectares.

CRIAR VALOR NA MUDANÇA, Seminário "Sustentabilidade+ Eficiência =Valor da vinha e do vinho"

No próximo dia 24 de maio de 2018, às 14h30, na Herdade do Esporão, em Reguengos de Monsaraz, irá realizar-se o Seminário "S+E=V da vinha e do vinho",numa organização da EDIA, CONSULAI e O TREVO.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.