Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
30 janeiro 2018

Anuário Agrícola de Alqueva 2017 já está disponível

O Anuário Agrícola de Alqueva tem como objetivo fornecer um quadro, tão claro quanto possível, dos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, por forma a auxiliar os agricultores da zona e investidores a desenvolverem atividades agrícolas sustentáveis.

O documento sistematiza informação das várias culturas e variedades com potencial agrícola em Alqueva, a sua rentabilidade económica, bem como, análises às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

A elaboração deste documento, da responsabilidade da EDIA, resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor. Foram também consultados dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da agricultura, florestas e desenvolvimento rural (MAFDR).

Tendo em conta o tipo de variáveis em causa, este documento é objeto de atualizações periódicas, com base anual, por forma a incorporar as alterações que se vierem a verificar.

Pode consultar o Anuário Agrícola de Alqueva AQUI 

Notícias Recentes

Criar Valor na Mudança | 25 de outubro | Colóquio Final Auditório da EDIA | Beja

No próximo dia 25 de outubro, realiza-se o Colóquio final do ciclo de conferências organizado pela EDIA, a CONSULAI e O TREVO, com o patrocinado do Banco Santander Totta e Agrogarante, intitulado "Criar valor na mudança 2018".

Criar Valor na Mudança | 09 de outubro | Arvenses Herdade dos Conqueiros Alvalade do Sado

No próximo dia 09 de outubro, realiza-se o Seminário "S+E=V: O caso das culturas arvenses", o terceiro de um ciclo de conferências organizado pela EDIA, CONSULAI e O TREVO com o patrocinado do Banco Santander Totta e Agrogarante.

EDIA disponibiliza nova cobertura de ortofotomapas para toda a área de Alqueva

A EDIA disponibiliza ortofotomapas de 2017 da área de influência do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva, na sequência de uma nova cobertura aérea efetuada em outubro passado, fazendo a atualização da aplicação Dados Geográficos de Alqueva.

Alqueva: projeto piloto ajuda agricultores no combate a pragas

Através da fixação de colónias de Morcegos nas herdades na área servida pelo Projeto de Alqueva, pretende diminuir-se, ou mesmo anular os tratamentos específicos que são ministrados às culturas, tornando-as mais sustentáveis ambientalmente.

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.