Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
27 fevereiro 2017

Anuário Agrícola de Alqueva 2016 já está diponível

O Anuário Agrícola de Alqueva de 2016, publicação que a EDIA edita pelo segundo ano consecutivo, já está disponível.

A publicação deste Anuário tem como principal objetivo permitir o acesso dos agricultores à informação técnico-económica sobre as culturas praticadas na área de influência de Alqueva.

Nas cerca de 170 páginas, está sistematizada a informação das várias culturas, a sua rentabilidade económica, bem como a análise às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

A elaboração deste Anuário resulta da recolha de informação sobre culturas junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor.

Um dos instrumentos utilizados na elaboração do Anuário é o SISAP, Sistema de Apoio à Determinação da Aptidão Cultural dos Solos, uma aplicação desenvolvida pela EDIA e pelo Instituto Superior de Agronomia, a qual permite aferir a viabilidade técnica, económica e ambiental de uma determinada cultura na parcela escolhida pelo agricultor, ou, numa forma mais lata, aplicando essa pesquisa a toda a área servida pelo Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva.

Este trabalho é objeto de atualizações anuais por forma a incorporar as alterações que se vierem a verificar.

Recorde-se que o Projeto de Alqueva completou em 2016 a instalação dos 120 mil hectares de regadios previstos, encontrando-se toda a área disponível para a campanha de rega de 2017.

Simultaneamente a EDIA está a desenvolver os projetos para a instalação de mais 47 mil hectares, correspondentes à ampliação do Projeto nas áreas limítrofes, aguardando-se a decisão de financiamento do Banco Europeu de Investimento ao abrigo do plano Junkers.

Consulte aqui.

Notícias Recentes

Modelo de Gestão Participada do Regadio de Alqueva | Inquérito de Satisfação online

A EDIA disponibiliza a apresentação efetuada nas reuniões com os agricultores e solicita o preenchimento do inquérito de satisfação ao serviço prestado e o novo tarifário da água.

Modelo participativo dos perímetros de rega de Alqueva | EDIA reúne com agricultores

Vão ter lugar, na primeira quinzena de novembro, sessões de apresentação do Modelo Participativo dos Perímetros de Rega de Alqueva aos agricultores dos perímetros de rega geridos pela EDIA, tendo sido convocados cerca de 6000 agricultores.

Blocos de rega do Torrão e Barras | Sessão de informação 27 outubro 2017 | 10 horas

A EDIA e a ADT promovem, no dia 27 de outubro, uma sessão de informação sobre o desenvolvimento agrícola dos Blocos de rega do Torrão e Barras na Cooperativa Agrícola dos Olivicultores do Torrão.

Fundo Ambiental Português elege projeto da EDIA

O Fundo Ambiental Português, no seu programa “Apoiar a Transição para uma Economia Circular”, elegeu o projeto URSA, Unidades de Recirculação de Subprodutos de Alqueva, classificando-o em terceiro lugar entre 66 candidaturas a nível Nacional.

Alqueva | Um projeto EDIA 2017 | Todos os direitos reservados.