Alqueva, uma nova
terra de oportunidades
31 julho 2018

Alqueva: Portal do Regante tem novas funcionalidades

Já se encontra em funcionamento a nova versão do Portal do Regante (versão 2.0.), resultante de uma parceria da Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva (EDIA) com o Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio (COTR), e que inclui novas e decisivas funcionalidades para a competitividade das explorações agrícolas da área de influência de Alqueva. 

Incluem-se nos novos serviços prestados os avisos de rega, novos dados de agrometeorologia, uma ferramenta de agricultura de precisão e uma secção onde se disponibiliza informação ao regante sobre a medida agroambiental do uso eficiente da água.

A EDIA, no âmbito do serviço de excelência e diferenciador com que pretende trabalhar com os seus clientes, tem disponibilizado, desde 2015, uma ferramenta online denominada por Portal do Regante de Alqueva.
Nesta plataforma, os regantes têm à sua disposição um conjunto de informações relevantes da sua exploração agrícola de regadio e da sua interligação com a EDIA. Estes sistemas de apoio à decisão têm em vista a prestação de um serviço de elevado valor acrescentado e que permita a realização de uma agricultura de regadio sustentável dos pontos de vista técnico, económico e ambiental.

O COTR, uma entidade sem fins lucrativos e participada pela EDIA, entre outros organismos públicos, empresas e principais associações e federações de agricultores, apresenta-se como o Centro Aglomerador e Promotor das melhores práticas associadas à agricultura de regadio, é uma entidade vocacionada, entre outros pontos, para prestar apoio aos agricultores de regadio em áreas, como a agrometeorologia e aconselhamento da rega, que se encontram já disponibilizadas no Portal do Regante.

Pretenderam, a EDIA e o COTR, unir os esforços numa parceria de relevo para a região e para o seu regadio, disponibilizando um instrumento de gestão conjunta, que se acredita, se tornará num ativo pioneiro para os agricultores, e que revela a posicionamento construtivo e dinâmico destas duas Entidades em prol da agricultura de regadio da região.

visite AQUI o Portal do regante.

Notícias Recentes

Prémios Mais Alqueva, Mais Valor | Candidaturas Abertas até 17 de janeiro de 2019

Estão abertas as candidaturas, até dia 17 de janeiro de 2019, para os Prémios Mais Alqueva, Mais Valor, numa iniciativa da EDIA em parceria com a CONSULAI, para reconhecer os projetos que promovam o uso eficiente da água e dos diferentes recursos.

Sistemas de apoio à decisão na agricultura de regadio | III Jornadas | 20 novembro | Auditório da EDIA

A EDIA promove as III Jornadas "Sistemas de Apoio à decisão em Agricultura de regadio" em parceria com o COTR, a realizar no próximo dia 20 de novembro, pelas 14h30, em Beja.

Workshop "Agricultura Sustentável - Plástico" | 15 novembro | Évora

No âmbito do projeto PlaCarvões, liderado pela EDIA, em consórcio com a GESAMB, CIMAC e Universidade de Évora, aprovado pelo Fundo Ambiental, realiza-se o Workshop “Agricultura Sustentável – Plástico”, em Évora, no próximo dia 15 de novembro.

Criar Valor na Mudança | 25 de outubro | Colóquio Final Auditório da EDIA | Beja

No próximo dia 25 de outubro, realiza-se o Colóquio final do ciclo de conferências organizado pela EDIA, a CONSULAI e O TREVO, com o patrocinado do Banco Santander Totta e Agrogarante, intitulado "Criar valor na mudança 2018".

Alqueva | Um projeto EDIA 2018 | Todos os direitos reservados.